quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

HEMODIÁLISE... um "SONHO" que está se tornando em uma "REALIDADE" permanente!!! Alô Bom Despacho... alô Bom-despachense... alô Cidade Sorriso... alô Região Centro-Oeste e Alto São Francisco de Minas Gerais... alô Minas Gerais.... alô Brasil... “Estou muito feliz! ESTAMOS transformando em REALIDADE o maior SONHO de minha VIDA para BOM DESPACHO e REGIÃO” diz o competente e incansável médico bom-despachense, popular Doutor Marco Túlio Alves Quirino Silva todo entusiasmado, eufórico e cheio... carregado de expectativas positivas! Observação do Rosemberg: a HEMODIÁLISE írá trazer - inegavelmente - mais e melhor qualidade de vida para TODOS nós!!! Parabéns - publicamente - a TODOS aqueles que estão tornando o "SONHO" em uma "REALIDADE" duradoura e permanente!!! É nota 1.000... agradecemos publicamente o dinâmico amigo, vizinho e Professor Getúlio Chaves de Azevedo & prestimosa equipe do "Jornal CORREIO BOM-DESPACHENSE" por ter nos cedido todo material dessa postagem / matéria...

 
 
( CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

PROFESSOR GETÚLIO CHAVES DE AZEVEDO
EDITOR-PROPRIETÁRIO DO
"JORNAL CORREIO BOM-DESPACHENSE"

( CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR )

PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DO

"JORNAL CORREIO BOM-DESPACHENSE"

BASTA VOCÊ DAR UM CLIQUE AQUI:


 FOTO-FLAGRANTE NO INÍCIO DOS TRABALHOS

Para MELHOR visualizar dê um CLIQUE na FOTO...
assim que a página ABRIR dê outro CLIQUE para AMPLIAR!
  
OPINIÕES SOBRE A OBRA
 Para MELHOR visualizar dê um CLIQUE na FOTO...
assim que a página ABRIR dê outro CLIQUE para AMPLIIAR!

O competente médico e oficiosamente, também,
fortíssimo 'Pré-Candidato' nas eleições municipais de 2012,
DOUTOR MARCO TÚLIO ALVES QUIRINO.
Na foto, DOUTOR MARCO TÚLIO participa,
simbolicamente, do início da demolição da antiga
"Creche Menino Jesus"

Para MELHOR visualizar dê um CLIQUE na FOTO...
assim que a página ABRIR dê outro CLIQUE para AMPLIIAR!


UM POUCO DA HISTÓRIA

O processo visando a implantação de uma Unidade de Hemodiálise iniciou-se em 2008, quando o então Vice Prefeito Dr. Marco Túlio Alves Quirino e a então Secretária Municipal de Saúde, Dra. Joice Quirino, iniciaram este trabalho por perceberem que havia a real possibilidade de se conseguir a Hemodiálise para o município de Bom Despacho.

Há mais de 16 anos a Freira Irmã Maria Inês, na direção da Santa Casa, já sentia a necessidade de atender esses pacientes em Bom Despacho. O ex-secretário de saúde, Coronel Belione também tomou iniciativas tentando essa Unidade para Bom Despacho, sem conseguir lograr êxito. Dra. Joice diz que “... nós procuramos a Secretaria de Estado de Saúde, fomos recebidos pela senhora Mitiko Murão, que é a responsável pela alta complexidade do Estado de Minas Gerais e ela nos falou que a população de Bom Despacho não teria como ter um serviço de hemodiálise devido ao número insuficiente das comunidades integrantes da micro região, que contava com 102 mil habitantes. A Hemodiálise só é liberada para cada 200 mil habitantes. Entrei em contato e visitei os prefeitos e secretários municipais de saúde de Nova Serrana e Santo Antônio do Monte, eles se dispuseram a efetuar uma pactuação de encaminhar os pacientes deles para Bom Despacho a partir do momento em que a Hemodiálise estive em funcionamento. Isso foi compactuado na “CIB Macro” e a partir do momento em que os documentos chegaram lá ela realizou o estudo de viabilidade, porque é feito todo um estudo da malha viária, da população que vai abranger. Isso passou na CIB Macro e nós enviamos os documentos para o Estado, que autorizou a construção da Unidade, para posteriormente conceder o credenciamento para atender os pacientes do Sistema Único de Saúde.

FINALMENTE FOI POSSÍVEL NEGOCIAR COM A
SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO

Em 2009, esse “ok” foi dado pelo Estado, só que devido à dificuldade de negociação com a Sociedade São Vicente de Paulo, detentora do terreno, o processo atrasou muito. Uma Unidade de Hemodiálise só pode ser construída em área contígua a um hospital. Nesse período o Estado aprovou a Hemodiálise para Bom Despacho e Campo Belo. A unidade de Campo Belo já está pronta, enquanto Bom Despacho está iniciando agora em janeiro esta obra.

A princípio tentou-se um arrendamento por 30 anos junto à SSVP. Posteriormente, graças ao empenho do novo presidente do Conselho Central de Bom Despacho da Sociedade São Vicente de Paulo, Sr. Márcio Gabriel Alves, todas as dificuldades foram superadas e a instituição resolveu vender o imóvel por oitocentos mil reais a um grupo de profissionais, organizados e coordenados pelo Dr. Marco Túlio, que assumiram o compromisso, constituindo a empresa NEFROBOM. O pagamento foi facilitado, sendo que após uma entrada, o restante do valor será corrigido segundo os juros da caderneta de poupança.

MARCUS PESTANA:
O SECRETÁRIO QUE ‘VESTIU A CAMISA’
DA HEMODIÁLISE DE BOM DESPACHO

O apoio, dedicação e empenho do então Secretário Marcus Pestana foi fundamental para que todo o processo pudesse correr livremente pelas vias normais, conseguindo-se as vitórias graças aos aspectos técnicos. “Marcus Pestana” foi nosso braço amigo, nosso companheiro, leal a todos os compromissos assumidos com a saúde de Bom Despacho”, afirma o Dr. Marco Túlio.


A OBRA E A PRESERVAÇÃO DA FACHADA

A Unidade de Hemodiálise de Bom Despacho já tem o projeto arquitetônico aprovado pelo Estado desde 2009. A construtora EDFICA, com coordenação do engenheiro Carlos Eduardo Fidelis, começou no dia 10 de janeiro, segunda-feira, com o início da demolição de parte da antiga estrutura e deverá gerar em torno de 45 empregos diretos. Desde o início houve uma grande preocupação em se preservar a fachada principal do prédio (antiga Creche Menino Jesus). A demolição ora iniciada é de um salão, algumas salas anexas e de uma velha caixa d’água. Ali será erguido um grande salão que abrigará as máquinas e também contará com a Central de Tratamento de Água e Osmose Reversa. Serão construídos consultórios e salas de repouso para os pacientes. A edificação contará com duas entradas: a já existente, na Praça Irmã Albuquerque e outra para ambulâncias, com frente para a Rua Padre Vilaça. Um corredor de comunicação fará a ligação entre a Santa Casa e a Unidade de Hemodiálise.

A AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Após o término da construção, orçada em torno de um milhão de reais, serão gastos mais um milhão de reais na aquisição de novos e modernos equipamentos. Posteriormente a Unidade passará pela avaliação e liberação para funcionamento pela Vigilância Sanitária do Estado.

DOUTOR MARCO TÚLIO
QUER UMA "CTI" IMEDIATAMENTE

O Doutor Marco Túlio explica que em virtude do aumento da complexidade e da demanda de pacientes em estado grave, já pleiteia junto ao Governo do Estado a implantação de uma Central de Tratamento Intensivo (CTI) para Bom Despacho, através de um projeto encaminhado pelo Deputado Estadual Inácio Franco.


CAPACIDADE DE ATENDIMENTO
E PERSPECTIVA DE EXPANSÃO

A Unidade de Hemodiálise de Bom Despacho iniciará suas atividades no máximo em 2 anos, com 25 ‘máquinas brancas’ e mais 3 máquinas para pacientes portadores de hepatites e HIV. Terá também uma máquina portátil para atendimento a pacientes internados. Serão 25 sessões de manhã e mais 25 à tarde nas segundas, quartas e sextas-feiras. Também ocorrerão 25 sessões de manhã, com mais 25 à tarde nas terças, quintas e sábados. Desta forma, serão atendidos inicialmente 100 pacientes. Após 2 anos de funcionamento, pretende-se atender 200 pacientes.


MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E
DESENVOLVIMENTO PARA BOM DESPACHO

Os pacientes que hoje fazem hemodiálise, saem de suas casas, muitas vezes às 4 horas da manhã para retornarem às 17 ou 18 horas. Para os usuários de cidades como Martinho Campos, Luz e Dores do Indaiá, o percurso será reduzido em 50 por cento. Além disso, Bom Despacho estará se consolidando na posição de cidade com grandes recursos em medicina.

EXCELÊNCIA DO ATENDIMENTO

“A NEFROBOM”, diz Dr. Marco Túlio, tem o compromisso de prestar um serviço de alta qualidade. De nada adiantaria construirmos essa Unidade em poucos meses, se ela não atendesse satisfatoriamente a todos que dela se servirem.


“Estou muito feliz! ESTAMOS transformando em REALIDADE o maior SONHO de minha vida para BOM DESPACHO e REGIÃO”
(Dr. Marco Túlio Alves Quirino da Silva)

O Lactário e Puericultura Menino Jesus foi credenciado mas como a Santa Casa não tem condições de construir essa hemodiálise que vai construir é um grupo de médicos que foi tercerizado por esse grupo de médicos, são cinco médicos que são os empreendedores por que é um investimento muito alto, um investimento calculado em cerca de 2 milhões de reais, então esse grupo de médicos é composto por 4 médicos e um bioquímico que está construindo a hemodiálise de Bom Despacho.

A previsão é de um ano e meio a dois anos para a demolição do prédio velho e a construção do novo e no máximo em dois anos ela tem que estar funcionando já.

Uma hemodiálise em Bom Despacho melhora muito a qualidade dos serviços destes pacientes, principalmente para os usuários das cidades vizinhas porque Bom Despacho está mais próximo de Divinópolis e de Itaúna e já é uma dificuldade muito grande, os paciente acordam 4 horas da manhã, então a proximidade para quem está aqui em Martinho Campos, Luz, Dores, Nova Serrana, é 20 minutos de casa, isso vai facilitar demais a qualidade de vida desses pacientes e a proposta da Nestrobom que é a empresa que via construir é fazer um serviço de qualidade, atendendo todas as exigências da vigilância sanitária par que possamos prestar um serviços de qualidade prestado para a população, o que é o mais importante, não adianta construir uma hemodiálise a toque de caixa e depois não ter um serviço de qualidade. Eu tenho certeza que o compromisso dessas pessoas que estão construindo e que o serviço seja da melhor qualidade para os usuários de Bom Despacho e toda a região do Alto São Francisco.

A gente sabe que os pacientes saem de casa às 4 horas da manhã e chegam aqui quase 5 da tarde, tem uns pacientes que vão à tarde, para os usuários foi um ganho importantíssimo e a gente fica muito feliz de isso está acontecendo e a gente tem certeza que a hemodiálise vai agregar novos serviços para Bom Despacho também então a gente espere que depois da hemodiálise a gente consiga o CTI através do Estado, que já tem uma proposta de trazer o CTI para Bom Despacho, então vai melhorar muito a qualidade do atendimento prestado ao usuário de serviço de saúde de bom despacho e região.

Esse processo a gente teve um empenho muito bom do Deputado Marcos Pestana que nos ajudou e a gente tem que agradecer ao secretário de Nova Serrana, santo Antônio do Monte, de Luz que ajudaram muito nesse processo, foi uma união de forças de todos os secretário que compõem a micro da nossa cidade, se não fosse o empenho de cada um deles, esse sonho de Bom Despacho ter uma hemodiálise para a região do Alto São Francisco ela não teria se tornado uma realidade.

DEDICAMOS ESTE VÍDEO - VER ABAIXO - PARA

TODOS AQUELES QUE ESTÃO SE

EMPENHANDO EM TORNAR O

"SONHO" EM UMA "REALIDADE"!

ABRAÇOS DO ROSEMBERG, SILVANA E MARIA ANGÈLICA *

( * A + "biiita" do mundo )

 
CLIQUE NA SETA PARA VER
O IMORTAL RAUL SEIXAS
E SUA ANTOLÓGICA MÚSICA

"P  R  E  L  Ú  D  I  O"

"SONHO que se sonha só
É só um SONHO que se sonha só

Mas SONHO que se sonha junto é REALIDADE
SONHO que se sonha só

É só um SONHO que se sonha só
Mas sonho que se sonha junto é REALIDADE."































Nenhum comentário: