
O atual Ministro das Comunicações Hélio Costa (leia-se "PMDB") eo atual Governador de Minas Gerais Aécio Neves (leia-se "PSDB")
Política
Pesquisa
Governador e ministro são os preferidos do eleitorado mineiro, segundo Instituto DataTempo/CP2
Aécio e Hélio Costa largam na frente na disputa ao Senado
Pesquisa estimulada mostra José Alencar na terceira posição e Itamar em quarto
ANDERSON ALVES
"Pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto DataTempo/CP2 mostra que, se as eleições fossem hoje, o governador Aécio Neves (PSDB) e o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), seriam os dois senadores eleitos por Minas. O levantamento mostra, ainda, que o tucano e o peemedebista são seguidos de perto pelo vice-presidente da República, José Alencar (PRB).
Como na eleição de outubro o eleitor terá que votar em dois candidatos ao Senado, a pesquisa levou em conta as duas opções e, também, a soma dos dois votos - ou seja, qual o postulante preferido se considerados os dois cenários.
No levantamento estimulado - em que é apresentado ao eleitor uma lista com os nomes dos pré-candidatos -, Aécio Neves foi citado como primeira opção por 48,22% dos eleitores, seguido por Hélio Costa, com 13,19%, José Alencar, com 9,67%, e Itamar Franco, que soma 6,93% da preferência do eleitorado. Também figuram na lista o senador Eduardo Azeredo (PSDB), com 4,28%, o ex-prefeito Fernando Pimentel (PT), com 4,09%, o ministro Patrus Ananias (PT), com 3,95%, e o presidente do PR de Minas Gerais, Clésio Andrade, com 0,34%.
Já o nome mais citado como segunda opção é o do vice-presidente José Alencar, com 15,26%. Em seguida, aparecem Hélio Costa, com 13,86%, e Aécio Neves, com 12,42%. Nesse quesito, o índice de eleitores que não sabem em quem votar ou não responderam é de 19,68% e supera até mesmo o percentual de menções feitas a Alencar, segundo a pesquisa. Outros nomes citados como segunda opção são os do ex-presidente Itamar Franco (PPS), com 11,41%, Pimentel, com 8,90%, Azeredo, com 6,69%, Patrus, com 5,77%, e Clésio, com 0,72%.
Na soma dos dois cenários, Aécio lidera a corrida ao Senado com 60,60% das intenções, à frente de Hélio Costa, que fica em segundo, com 27,00%. José Alencar fica em terceiro, com 24,90% da preferência dos eleitores. Itamar, com 18,30%, Pimentel, com 13,00%, Azeredo, com 11,00%, Patrus, com 9,70%, e Clésio, com 1,10%, também constam na lista da soma de votos.
Pesquisa espontânea. No levantamento espontâneo, quando não são apresentadas opções de nomes, os índices mais altos são os de desconhecimento e de indecisos. Como primeira opção de voto, 44,95% dos entrevistados dizem que não sabem quem poderá concorrer ao Senado, e 33,73% não sabem em quem votar. Em seguida, ainda como primeira opção de voto na pesquisa espontânea, estão Aécio Neves, com 8,57%, Hélio Costa, com 2,50%, e José Alencar, com 1,59%.
Na lista de segunda opção também é alto o número de eleitores que não conhecem os pré-candidatos ou não sabem em quem votar. Segundo a pesquisa, 47,40% dos entrevistados desconhecem os nomes dos postulantes, enquanto 38,07% estão indecisos. Entre os possíveis candidatos citados como segunda opção estão Hélio Costa, com 2,12%, Alencar, com 1,88%, e Aécio, com 1,59%.
Disputa pelo voto em todos os segmentos
Na disputa pelo Senado em Minas, o governador Aécio Neves e o vice-presidente José Alencar possuem fatias semelhantes do eleitorado - mas com vantagem para o tucano, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto DataTempo/CP2.No levantamento estratificado, considerada a margem de erro, ambos possuem boa aceitação entre eleitores com diferentes níveis de escolaridade. Já o ministro Hélio Costa e os petistas Fernando Pimentel e Patrus Ananias possuem parcelas diferentes dos eleitores - quanto ao nível de escolaridade."
Matéria - VER ACIMA - compilada na internet, no 'site' do renomado "JORNAL O TEMPO" (BH-MG). Você pode e deve obter mais detalhes e/ou informações e/ou gráficos CLICANDO aqui:
http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1580&IdCanal=1&IdSubCanal=&IdNoticia=134576&IdTipoNoticia=1
Um comentário:
Oi, Rosemberg, Lúcio bligão está de volta:
www.revistacidadesol.blogspot.com
Postar um comentário